Atendimento Online

.: Café com Biscoito

... Da bateia aos fornos de São Tiago, que tornaram o município conhecido como "TERRA DO CAFÉ-COM-BISCOITO". A história registra fatos que fazem do seu povo digno do apelido e da atividade que hoje desenvolve, fabricar biscoitos.

As famílias aqui estabelecidas, simpáticas e hospitaleiras, para agradar os viajantes se esmeravam no preparo das refeições feitas em panelas de ferro ou pedra, e na fabricação de deliciosos biscoitos de fubá e polvilho.

Assim foram surgindo e se impondo na Região as atividades agropecuárias, dentre elas, o cultivo da mandioca e a fabricação do polvilho, que se mantiveram em destaque durante várias décadas posteriormente dando lugar à produção de leite e café.

Com a crise destes, o povo São-tiaguense, em busca de uma nova atividade que assegurasse a melhoria de suas condições sócio-econômicas, investe no velho saber, a fabricação de biscoitos. Atividade até então corriqueira e passada de geração para geração, por ser oferecido aos visitantes, ou servido em eventos religiosos e/ou sociais.

Com as delícias dos fornos de São Tiago, em 1999 é constituída a idéia de realizar a "PARADA DO CAFÉ COM BISCOITO", idéia que deu certo, projeto aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura.

O projeto "CAFÉ COM BISCOITO" viabilizou a expansão sócio-econômica do município, fazendo-se termômetro da atividade e carro chefe para projetos futuros e atuais, dentre eles, a adesão à Trilha dos Inconfidentes e Estrada Real.

.: Festa do Café com Biscoito

Em Setembro acontece em São Tiago a tradicional Festa do Café com Biscoito na Praça da Matriz.

Com a presença de algumas das grandes fábricas de biscoito e artesãos da cidade a festa vem a cada ano conquistando maior visitação e melhorando a experiência daqueles que aqui vem com a cultura e hospitalidade da cidade de São Tiago e daqueles que aqui vivem.

Versões antigas

E-mail Assinar Remover



(mar/2016)